Samuel foi socorrido imediatamente por familiares e levados às pressas para o Hospital Menandro de Farias, onde foi atendido, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo a polícia, a suspeita inicial é que o disparo tenha partido de uma praça localizada logo após a ponte que divide o bairro do Jardim das Margaridas. Diligências são realizadas no sentido de identificar a autoria do crime, que é investigado pela 27º Delegacia Territorial.
Procurada, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou que agentes da 81ª CIPM foram acionados por conta do caso. “Ao chegarem, os militares confirmaram a informação recebida, não havendo dados quanto à autoria e à motivação. que serão investigadas pela Polícia Civil”, informou a corporação. Mesmo com uma hora de manobras feitas para reanimar Samuel, a criança não resistiu.
O pequeno estudava em Itinga, no Educandário Senhor do Bonfim, onde a sua mãe dava aula. Pelas redes sociais, o colégio emitiu nota lamentando o caso. "É com o mais profundo pesar que lamentamos o falecimento de Samuel Andrade de Jesus, aluno do G4, filho da professora Jamile. Neste momento, transmitimos aos familiares e amigos, nossos sentimentos e orações", escreveu a instituição.