Além de governador, Roberto Santos teve uma trajetória marcante na política nacional. Foi deputado federal pelo PSDB entre 1995 e 1999, durante a redemocratização, e também ocupou o cargo de ministro da Saúde no governo de José Sarney, entre 1986 e 1987. Filho do renomado Edgar Santos (1894-1962), ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e patrono da Academia de Medicina da Bahia, Roberto Santos consolidou uma carreira de relevância na história política e acadêmica do estado.
Na justificativa do projeto, Roberto Carlos destacou que a rodovia ainda não possui um nome oficial e defendeu a importância de reconhecer o legado do ex-governador. “Deixou-nos um legado importante, o que torna justa a homenagem. É uma oportunidade para valorizar pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do nosso estado. Sendo assim, apresento este projeto como uma forma de reconhecer e honrar a memória desse ilustre cidadão baiano”, explicou o parlamentar.
As obras da rodovia BA-649 começaram em 2022 e têm conclusão prevista para 2025. De acordo com o governo estadual, cerca de 80% dos trabalhos já foram concluídos. Quando finalizada, a estrada será um importante eixo de integração entre Itabuna e Ilhéus, fortalecendo o desenvolvimento regional.