Hospitais entram em greve em Itabuna
Assim como anunciaram na sexta-feira, os funcionários dos hospitais Calixto Midlej Filho, São Lucas e Manoel Novaes, todos da Santa Casa de Itabuna, entraram em greve. Eles cobram o pagamento dos salários de fevereiro, que deveriam ter sido pagos até o dia 7. O sindicato só mantém 30% trabalhando.
Segundo o presidente do Sintese, Raimundo Santana, os trabalhadores estão cansados de ser enrolados. A Santa Casa alega que depende de repasses da Prefeitura de Itabuna para pagar os salários e que marcou reunião com a secretária de Saúde local, Lívia Mendes, para "resolver o impasse".
Porém, na sexta-feira a Prefeitura de Itabuna já tinha publicado uma nota oficial informando que repassou R$ 2,1 milhões à Santa Casa no início deste mês. A gestão obervou que a SCMI não é 100% SUS e tem outras fontes de renda, incluindo plano de saúde próprio, e não pode culpar a Prefeitura pelo atraso.
O prefeito Augusto Castro foi o primeiro a diminuir a dívida histórica da Prefeitura com a SCMI, que remonta aos anos 80 e só aumentou nas gestões anteriores. A atual gestão vem reduzindo o montante com pagamentos cosntantes. "Administramos uma dívida que é histórica," diz Augusto.
Tags
Notícia Itabuna