A praça e o busto em obras. de um lado o Danúbio Azul, considerado o melhor sorvete da Bahia e, em frente, o tradicional Café Pomar, que em 14 de outubro completará 80 anos de serviços a Itabuna. Instalado pelo comerciante, Bartholomeu Mariano, passando de pai para filhos; Roberto e Jorge Mariano. hoje sob a direção do jovem empresário Danilo Pitombo.
Conforme determinação do prefeito Augusto Castro, à secretária da infraestrutura Sônia Fontes, as obras de restauração do busto do fundador de Itabuna, Comendador Firmino Alves foram iniciadas juntamente com a urbanização da praça, nesta terça-feira 11. O que deixou o jornalista Paulo Lima, muito satisfeito já que a reivindicação foi dele, direto ao Prefeito.
Paulo Lima, muito satisfeito Em conversa com a editoria deste blog, Paulo Lima disse que esta solicitação já vem sendo feita desde os anos 60, gestão do então prefeito Simão Fitermann. E, de lá para cá, tanto a novos gestores, como a vereadores e, ninguém, lhe ouvia, até que apareceu o prefeito Augusto Castro. "E, hoje, a obra, já posso considerar uma realidade. Um fato histórico para a nossa cidade, que tanto amamos" acrescentou o jornalista, fazendo um agradecimento especial ao prefeito, enfatizando que já estava ensaiando o seu discurso, para Firmino Alves; sua história, a presteza de Augusto Castro e à Itabuna.
O busto do Comendador Firmino Alves, fica localizado na Praça Santo Antônio, em frente a Igreja do Santo, na Avenida do Cinquentenário, sendo o "marco Zero" da cidade, onde na pedra do busto, você encontra um mapa desenhado de Itabuna.
A família do saudoso, pioneiro, Alex Maron, que mora ao lado da praça, sua genitora, nos anos 50, plantou três árvores, simbolizando os seus três filhos. Cada árvore, tinha o nome de um dos filhos; dois homens e uma mulher. História, essa, passada ao nosso conhecimento, pelo saudoso jornalista Walter Maron, que residia na Praça Olinto Leoni, em um dos casarões históricos do local e que foi jogado ao chão