MP registra 690 denúncias contra influenciadoras que deram banana e macaco de pelúcia para crianças no RJ

Nancy Gonçalves e Kérollen Cunha estão sendo investigadas pela Delegacia de Crimes Raciais da Polícia Civil do Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) registrou 690 denúncias conta as influenciadoras Nancy Gonçalves e Kérollen Cunha, até esta quarta-feira (31). Mãe e filha publicaram um vídeo no TikTok dando uma banana e um macaco de pelúcia para duas crianças negras. As imagens viralizaram nas redes sociais e foram alvo de críticas à atitude das mulheres.

De acordo com o MPRJ, a notícia crime foi enviada para a 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital, que irá analisar o caso. O vídeo das influenciadoras foi denunciado pela advogada criminalista Fayda Belo. Segundo ela, a ação se enquadra como "racismo recreativo", ou seja, quando alguém discrimina pessoas negras com o intuito de diversão.
Mãe e filha possuem mais de 13 milhões de seguidores no TikTok, com quase 214 milhões de curtidas em seus vídeos, e 1,1 milhão no Instagram. A dupla desativou os comentários das publicações do Instagram após a repercussão.

Em nota à Itatiaia, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) instaurou um procedimento investigativo contra as mulheres. O órgão também afirmou que os vídeos serão analisados e que diligências estão em andamento para identificar todos os envolvidos e apurar os fatos.

Em comunicado à imprensa, as influenciadoras afirmaram estar consternadas com as alegações que foram feitas e repudiam veementemente qualquer forma de discriminação racial. Elas também alegaram que não tinham a intenção de fazer qualquer referência a temáticas raciais ou a discriminações de minorias.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato