Rita Lee, a Rainha do Rock Brasileiro, fez história em Ilhéus em 6 de maio de 2010, quando se apresentou no Centro de Convenções da cidade em um show produzido por Beto Produções. Mas antes do início do espetáculo, a cantora realizou um ato simbólico que ficou marcado na memória dos presentes: ela plantou uma árvore na lateral da saída de emergência do salão Jorge Amado. Segundo informações recebidas pela Redação de OTabuleiro, a árvore plantada por Rita era um pé de cacau, uma homenagem à região cacaueira da Bahia.
A passagem de Rita Lee por Ilhéus foi marcada pela emoção e pelo reconhecimento da artista pela cidade que inspirou tantos escritores e músicos brasileiros. Ao saber da possibilidade de cantar em Ilhéus, a cantora confirmou prontamente e disse que “queria muito cantar na terra de Jorge Amado”.
No entanto, a árvore plantada por Rita Lee infelizmente não foi mantida pelo Centro de Convenções de Ilhéus. A notícia da morte da Rainha do Rock na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos, em decorrência de um câncer no pulmão, entristeceu fãs e admiradores em todo o Brasil. Mas a lembrança de sua passagem por Ilhéus e do seu gesto simbólico permanece viva na memória da cidade e dos fãs da cantora